TROFÉU ORIENTAÇÃO VILA DA CAMACHA 2023

Decorreu ontem (5 de março), na vila da Camacha, o TROFÉU ORIENTAÇÃO VILA DA CAMACHA 2023, a 3.ª prova de orientação sprint (urbana) das 14 previstas no calendário anual da Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira – Taça FPO Madeira 2023. Constituiu também a estreia de organização por parte da Associação Desportiva da Camacha nesta modalidade, facto auspicioso que resultou também num número recorde de participantes numa prova regional, com a adesão perto das quatro centenas de orientistas - 388, muitos deles a experienciarem o desafio da modalidade pela primeira vez.

A organização, cuja coordenação técnica recaiu sobre o experiente Tiago Aires, definiu o Largo da Achada como centro do evento (Arena). No terreno, foram montados 9 percursos distintos (Distância Média Urbana), com distâncias e pontos de controlo adaptados aos diferentes escalões de competição/open, levando os participantes a percorrerem a malha urbana e suburbana desta vila, explorando igualmente espaços (quintas, escolas, pavilhões…) que habitualmente não estariam disponíveis para visita e que acrescentaram, assim, uma mais-valia paisagística e técnica nas opções de itinerário dos participantes.

No escalão de competição principal (Elites), viriam a triunfar os atletas Nelson Baroca (Clube Aventura da Madeira) e Sofia Inácio (Clube de Montanha do Funchal).

Coletivamente, vitória para o Clube de Montanha do Funchal, ocupando os restantes lugares de pódio o Clube Aventura da Madeira (2.º) e o Grupo Desportivo do Estreito (3.º).

O evento contou com o apoio de diversas entidades e patrocinadores e, naturalmente, da AORAM.

Resultados globais

Vídeo RTP

Página da entidade organizadora - https://adcamacha.com

2024 © AORAM - Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira
crossmenu