Rogaine

Ori-Trail / Rogaine – onde tu és o Estratega

(Texto da FPO - Federação Portuguesa de Orientação)

O Rogaine é uma disciplina de longa distância e de estratégia de equipa. As equipas têm que ter entre 2 a 5 elementos, e estes elementos têm se manter sempre juntos, durante toda a prova.

No mapa encontram-se vários pontos de controlo, mas ao contrario da orientação clássica, estes não têm uma ordem imposta, podendo ser visitados pela ordem estratégica escolhida pela equipa. Cada ponto de controlo tem uma pontuação, que está relacionada com a sua exigência técnica ou física (ex: quanto mais longe do ponto de partida, maior é a pontuação; estar num ponto muito alto - colina). Outra diferença desta disciplina é que podem ser utilizados vários tipos de mapa, desde mapas de orientação pedestre, orientação em BTT a cartas militares, pois os mapas têm que abranger uma vasta área de prova que traga desafios.

Estas provas tem uma duração de 4 a 8 horas, e existe a vertente pedestre e a vertente BTT. Os escalões podem ser mistos (homens e mulheres) e podem ter elementos de diferentes escalões etários, ficando definido que o escalão em que competem é o do elemento mais novo.

O objetivo é, durante o tempo de prova, angariar o maior número de pontuação, ou seja, a equipa tem que desenhar uma estratégia, em que consiga visitar o maior número de pontos possível, optando por escolher um ponto em detrimento de outro, tendo em conta a pontuação do ponto de controlo e a condição física de todos os elementos da equipa.

As equipas recebem os mapas antes da hora de partida, para poderem analisar o mapa e definirem as suas estratégias. Muitas vezes, as equipas, vêm as suas estratégias alteradas, pelo cansaço se que vai acumulando ao longo da prova ou por erros de interpretação do mapa.
2024 © AORAM - Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira
crossmenu