Orientação na Quinta Magnólia

A AORAM esteve ontem (05/05/2022) na fantástica Quinta Magnólia para mais uma atividade promocional da modalidade, desta vez direcionada para a Escola Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Carmo). Estiveram envolvidos 36 participantes dos 3.º ciclo e secundário, de 6 turmas, com a supervisão de 4 professores acompanhantes.

A atividade iniciou-se com um briefing sobre as principais caraterísticas da modalidade (objetivo, mapa, simbologia, sinalética, percurso desenhado, equipamentos utilizados, etc.) e procedimentos a ter em conta na execução de um percurso de Orientação pedestre. Logo após esta pequena exposição temática, e atendendo a que a maioria dos jovens alunos nunca havia experienciado a modalidade, optou-se por fazer uma visita guiada em grupo, num dos percursos de nível fácil existente nesta quinta, e na qual se exemplificaram algumas técnicas de leitura e orientação do mapa e se esclareceram algumas questões colocadas pelos participantes. Após este "aquecimento", os participantes foram desafiados a cumprir o percurso de nível médio, de 18 pontos de controlo e que abarca praticamente todo o perímetro do espaço.

Em mais um dia propício a atividades ao ar livre, a Orientação foi brindada com a presença de um grupo bastante interessado, dinâmico e enérgico, caraterísticas determinantes que se refletiram no final onde praticamente a generalidade dos alunos concluiu com sucesso o desafio proposto. Parabéns! 🙂

Esta atividade contou com o apoio do Clube Aventura da Madeira, na cedência do mapa, e da PATRIRAM, pela autorização de ocupação do espaço.

A todos eles, o nosso mais profundo agradecimento pelo interesse, dedicação e vontade de dinamizar a modalidade Orientação!

2022 © AORAM - Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira
crossmenu