Portugal O' Meeting - POM 2017
Realizou-se no passado mês de Fevereiro, entre os dias 25 e 28, a XXII do evento “Portugal O' Meeting”- POM 2017, no Norte Alentejano, com etapas em Alter do Chão, Crato e Portalegre. Este evento conteve quatro percursos pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2017, com um dos quais a ser pontuável, no escalão Elite, para o Ranking Mundial de Orientação – World Ranking Event – IOF.Este evento contou com a presença de mais de 2300 atletas oriundos de 36 países de todo o Mundo. A Região Autónoma da Madeira fez-se representar por três clubes regionais, foram eles o Clube Aventura da Madeira, Clube Montanha do Funchal, Ludens Clube de Machico e o Grupo Desportivo do Estreito, num total de 20 participantes.
Em representação do Clube Aventura da Madeira estiveram presentes os atletas Nelson Baroca, Xavier Vieira, João Gomes no escalão de Elite, José Henriques no escalão M21A, António Olival em H45, Adriana Ladeira em D50, Ricardo Ladeira M50, Carlos Silva em M55 e Susana Silva em D55, do Clube Montanha do Funchal Tiago Romão no escalão de Super Elite e Rita Rodrigues no escalão Elite, do Ludens Clube Machico os irmãos Fernandes, Afonso no escalão H16 e Filipe no escalão H20, Paula Rodrigues em D21A e Rui Alves em M21B, e em representação do Grupo Desportivo do Estreito, Andrea Silva no escalão de formação, Leonor Soares em D10, Inês Soares em D14, Orlando Barros em H21A e Sónia Silva no escalão D21A.
No primeiro dia de competição, na Aldeia da Mata - Crato, sábado de manhã, realizou-se a etapa de Distância Média sob boas condições climatéricas. Em termos de classificação, no escalão de Super Elite Masculino, Tiago Romão classificou-se na 65ª posição da geral e em 2º na classificação nacional. No escalão de Elite masculino, Nelson Baroca classificou-se em 62º na classificação geral (6º nacional), João Gomes em 72º geral (9º nacional), Xavier Vieira em 81º geral (14º nacional). No escalão de Elite Feminino, Rita Rodrigues não terminou a prova.
Seguiu-se a etapa noturna da disciplina de Sprint, com um percurso urbano muito desafiador e onde Nelson Baroca e João Gomes se destacaram a nível nacional, classificando-se em 1º e 3º respetivamente, em termos de classificação geral, Nelson Baroca classificou-se em 41º e João Gomes em 59º. Os restantes atletas deste escalão optaram por não participar.
Na manhã de domingo, de novo na Aldeia da Mata - Crato, realizou-se o terceiro percurso, de Distância Longa, sob boas condições climatéricas, com um percurso muito desafiante e exigente fisica e mentalmente. Os atletas madeirenses sentiram algumas dificuldades, num percurso com quase 17 quilómetros, em resultado disso Nelson Baroca, 8º melhor português, classificou-se em 51º na geral a quase uma hora de distância do primeiro classificado, já Xavier Vieira classificou-se na 55º geral (9º nacional) e João Gomes classificou-se em 57º na geral (11º nacional). O atleta Tiago Romão não terminou a prova, acabando mesmo por se retirar do evento, já Rita Rodrigues, no escalão Elite Feminino, obteve uma classificação de destaque a nível nacional, classificando-se na 3ª posição, na classificação geral classificou-se em 53º.
Na manhã de segunda-feira, realizou-se a terceira etapa, com um percurso de Distância Média, prova pontuável para o Ranking Mundial de Orientação - NAOM 2017, na Herdade das Coutadas - Portalegre. Este realizou-se sob boas condições climatéricas, com uma distância de 6 quilómetros e muitos desafios. Novamente, os atletas madeirenses sentiram várias dificuldades devido às diferentes características do território alentejano, quando comparado com o madeirense, tendo assim obtido classificações modestas. Nelson Baroca obteve a 84ª posição na classificação geral (10º nacional), João Gomes classificou-se em 90º geral (14º nacional) e Xavier Vieira não conseguiu terminar a prova. Tiago Romão não participou na prova e Rita Rodrigues não terminou.
A última etapa do evento, realizou-se novamente na Herdade das Coutadas - Portalegre, com novo percurso de Distância Média Longa, com 16 quilómetros de distância. e com um percurso de nível de dificuldade acentuado com tipos de terreno variados e desníveis acentuados, o que dificultou a tomada de decisão dos atletas. Apesar das dificuldades, o atleta Nelson Baroca conseguiu superar as classificações dos dias anteriores obtendo a 29ª posição na classificação geral, tendo sido 3º a nível nacional, já João Gomes alcançou a 68ª posição na geral (12ª nacional). Os atletas Xavier Vieira, Tiago Romão e Rita Rodrigues não participaram.
No que diz respeito à classificação final individual, após somadas as pontuações dos quatro percursos, os resultados foram:
Escalão de Super Elite Masculino:
- Tiago Romão: 91º - Classificação geral; 3º - Classificação nacional; (não terminou o 2º percurso, não realizou o 3º e 4º percurso)
Escalão de Elite Masculino:
- Nelson Baroca: 44º - Classificação geral; 5º - Classificação nacional;
- João Gomes: 61º - Classificação geral; 8º - Classificação nacional;
- Xavier Vieira: 88º - Classificação geral; 15º - Classificação nacional; (não terminou o 3º percurso e não realizou o 4º percurso)
Escalão de Elite Feminino:
- Rita Rodrigues: 96º - Classificação geral; 9º - Classificação nacional; (não terminou o 1º percurso, não realizou o 3º e 4º percurso)
Formação - Fácil Curto: Andrea Silva: 17º - Classif. geral; 6º - Classificação nacional;
Escalão D10: Leonor Soares: 8º - Classificação geral; 2º - Classificação nacional;
Escalão D14: Inês Soares: 34º - Classificação geral; 9º - Classificação nacional;
Escalão H16: Afonso Fernandes: 41º - Classificação geral; 12º - Classificação nacional;
Escalão H20: Filipe Fernandes: 58º - Classificação geral; 14º - Classificação nacional;
Escalão H21A: José Henriques: 49º - Classificação geral; 16º - Classificação nacional;
Escalão H21A: Orlando Barros: 53º - Classificação geral; 18º - Classificação nacional;
Escalão H21B: Rui Alves: 18º - Classificação geral; 8º - Classificação nacional;
Escalão D21A: Sónia Silva: 29º - Classificação geral; 11º - Classificação nacional;
Escalão D21A: Paula Rodrigues: 31º - Classificação geral; 12º - Classificação nacional;
Escalão H45: António Olival: 37º - Classificação geral; 7º - Classificação nacional;
Escalão H50: Ricardo Ladeira: 109º - Classificação geral; 23º - Classificação nacional;
Escalão D50: Adriana Ladeira: 44º - Classificação geral; 4º - Classificação nacional;
Escalão H55: Carlos Silva: 89º - Classificação geral; 13º - Classificação nacional;
Escalão D55: Susana SIlva: 58º - Classificação geral; 5º - Classificação nacional;
Em termos de classificação final por clubes, num total de 462 clubes:
- Clube Aventura da Madeira: 68º Classificação geral; 13º - Classificação nacional;
- Ludens Clube de Machico: 206º Classificação geral; 23º - Classificação nacional;
- Grupo Desportivo do Estreito: 236º Classificação geral; 24º - Classificação nacional;
- Clube Montanha do Funchal: 412º Classificação geral; 30º - Classificação nacional;
De destacar os atletas de Elite, Nelson Baroca e João Gomes, que pontuaram para o Ranking Mundial de Orientação – World Ranking Event NAOM 2017 – IOF.
Para mais informações sobre a evento, podem consultar o site: http://pom.pt/2017/.