No passado dia 11 de Dezembro, o Clube de Montanha do Funchal, em parceria com a Associação de Orientação da Madeira, organizou a últimaprova de Ori Sprint pontuável para Circuito Urbano Regional do ano de 2016. Esta decorreu no Parque Desportivo de Água de Pena, em Machico, onde mais uma vez se verificaram excelentes condições climatéricas para a prática da modalidade.
Nesta última prova do calendário de 2016, apresentaram-se uma centena de atletas, com idades compreendidas entre os 5 e os 58 anos e em representação de 6 clubes da Região Autónoma da Madeira.
Em termos de classificações, no escalão Sénior Masculino, o atleta Nelson Baroca (CAMadeira) foi o vencedor, percorrendo os 28 pontos de controlo em 10m:53s, deixando no segundo lugar João Gomes a 1m:24s (CAMadeira) e no terceiro lugar do pódio Dinarte Jesus (CMoFunchal) a 1m:40s. No escalão Sénior Feminino, a atleta vencedora foi Sónia Silva (GDEstreito), que percorreu os 26 pontos de controlo em 13m:17s, Cláudia Soares (CAMadeira) ficou no segundo posto a 2m:27s e Paula Rodrigues (Ludens Machico) no terceiro lugar a 3m:46s.
No que diz respeito ao escalão de Formação (para jovens até aos 14 anos de idade) participaram 17 orientistas, tendo Gonçalo Silva (GDEstreito) sido o mais rápido a completar o percurso, seguido de Inês Soares (GDEstreito) e Rodrigo Fagundes (CMoFunchal). No escalão Juvenil Masculino, o vencedor foi Afonso Fernandes (Ludens Machico), em segundo lugar classificou-se Pedro Pereira (GDEstreito) e em terceiro lugar Filipe Jesus (CAMadeira), já no escalão Juvenil Feminino a vencedora foi Clara Costa seguida de Isaura Pestana e Alicia Faria (todas do GDEstreito). No escalão Júnior Masculino, Diogo Melim (CAMadeira) venceu deixando Rodrigo Abreu (GDEstreito) no segundo lugar do pódio.
Nos escalões veteranos, mais especificamente no escalão Veteranos I Masculino, o mais rápido a realizar a prova foi Sidónio Freitas (CMoFunchal) sagrando-se assim vencedor, Sandro Rodrigues e Sidónio Jesus (ambos CAMadeira) classificaram-se por essa ordem nos restantes lugares do pódio. Já no escalão Veteranos I Feminino, Ni Perdigão (CMoFunchal) alcançou o primeiro lugar do pódio, Donita Barradas (CMoFunchal) classificou-se no segundo lugar a escassos segundos da vencedora e Ana Abreu (CPTelecom) completou o pódio no terceiro lugar. No escalão Veteranos II Masculino, o vencedor foi João Soares (CAMadeira), em segundo lugar ficou José Rosário (CAMadeira) e em terceiro lugar António Amador (CMoFunchal). Em Veteranos II Feminino, Otília Henriques (CMoFunchal) foi a vencedora.
Nos escalões de promoção, na prova Fácil Curto venceu a dupla Luisa Perdigão e Henrique Perdigão (CMoFunchal) e no Fácil Longo o vencedor foi Rui Beleza (Individual).
No Início de Janeiro de 2017, nos dias 7 e 8, realizar-se-á o IX Madeira Orienteering Meeting (MOM). Este evento integra o calendário da Taça FPO da Madeira de Orientação Pedestre com dois percursos de distância média, em áreas da Natureza da Madeira. Estas duas provas que constituem o MOM 2017 são abertas a todos os interessados, que poderão participar em competição ou nos percursos de lazer e iniciação, individualmente ou em grupo.
Para mais informações sobre a prova, podem consultar o site do evento em www.mom.camadeira.com .