15895773 10154236452297337 5873082886621135652 o

IX MADEIRA ORIENTEERING MEETING (MOM)

IX Madeira Orienteering Meeting (MOM)

Realizou-se no passado fim-de-semana, nos dias 7 e 8 de Janeiro, a 9ª Edição do Madeira Orienteering Meeting (MOM), organizada pela Clube Aventura da Madeira, em parceria com Federação Portuguesa de Orientação e a Associação de Orientação da Madeira. Esta realizou-se no concelho de Santa Cruz, nos Terreiros/Santo da Serra a 7 de Janeiro e no Poiso/Montado do Pereiro a 8 de Janeiro, e sob boas condições climatéricas, particularmentente no segundo dia da competição onde o sol foi uma constante.
Esta foi primeira prova do calendário de Distância Média a realizar-se na competição da Taça FPO de Orientação Pedestre da Madeira no ano de 2017.

A prova contou com a presença de cerca de 139 orientistas, 130 dos quais de clubes regionais, orientistas de Portugal continental e orientistas de outras nacionalidades, entre elas Finlândia, França e Rússia.

Esta prova, de Distância Média, apresentou grandes desafios para os participantes, quer a nível físico quer ao nível de tomadas de decisão, dados os acentuados desníveis apresentados e as várias opções de longa distância.

No final do primeiro dia de competição o atleta finlandês, Elite Masculino, Tuomo Istolahti liderava a competição, com o português Nelson Baroca (CAMadeira) a segui-lo de bem perto. A finlandesa Tiia Miettinen, no escalão Elite Feminino, liderava a classificação de forma destacada, seguida de Sónia Silva (GDEstreito). Após o segundo e último dia de competição, confirmou-se a vitória do finlandês Tuomo Istolahti, este venceu a segunda etapa diante do russo Grigory Lazarev (Ori Moscow Compass) e de Nelson Baroca (CAMadeira), já a sua compatriota Tii Miettinen venceu a competição de forma destacada, adiante de Sónia SIlva (GDEstreito).

Em termos de classificação final, somando os resultados das duas etapas, no escalão de Elite Masculino, o atleta finlandês Tuomo Istolahti (Kangasala SK) foi o vencedor, seguido de Nelson Baroca (CAMadeira) e de Sidónio Freitas (CMoFunchal).

No escalão de Elite Feminino, a atleta vencedora, também finlandesa, foi Tiia Miettinen (MS Parma), seguida de Sónia Silva (GDEstreito) e Paula Rodrigues (Ludens Machico).

Nos escalões de competição, os vencedores foram:  em H14, João Vieira (CAMadeira) e Inês Soares (GD Estreito) em D14; em H16 Filipe Jesus (CAMadeira) e Clara Costa (GD Estreito) em D16; em H20 Diogo Melim (CAMadeira)  e Patrícia Sousa (LCM) em D20; em H21A e D21A, Dinarte Jesus (CMoFunchal) e Melissa Jesus (ACDJS); em H35 e D35, Vitor Sousa (CMoFunchal) e Rubina Rocha (CMoFunchal). Duarte Andrade (CMoFunchal) e Isabelle Dermine (Ind. França) venceram em H45 e D45; Emanuel Abreu (CP Telecom) e Susana Silva (CAMadeira) venceram em H55 e D55 e Rauli Helkkula (TuMe-Finlândia) venceu em H65. No que diz respeito aos percursos abertos, os mais rápidos a realizar o percurso foram Ricardo Abelha no Fácil Curto e Aldónio Berimbau no Fácil Longo.

De realçar a participação de 16 orientistas da região nos escalões de formação (para jovens até aos 12 anos de idade) e de 20 participantes nos percursos abertos.


Esta prova contou com o Apoio do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, Associação da Madeira de Desporto Para Todos, DRJD e Câmara Municipal de Santa Cruz.

No mês de Fevereiro de 2017, nos dias 9,10,11 e 12, realizar-se-á o Madeira Orienteering Festival (MOF). Este evento integra provas do calendário do Circuito Urbano Regional 2017, da Taça FPO da Madeira de Orientação Pedestre 2017 e provas abertas.
Para mais informações sobre a prova, podem consultar o site do evento em http://oricmof.wixsite.com/mof17 .

Scroll to top