CNACIONAL DM-ESTAFETAS 2017

CAMPEONATO NACIONAL DE DISTÂNCIA MÉDIA E ESTAFETAS – 2017

Campeonato Nacional de Distância Média e Estafetas – 2017

Realizou-se entre os dias 22 e 23 de Abril,  o Campeonato Nacional de Distância Média e Estafetas – 2017, na cidade de Vendas Novas, distrito da Évora, Alentejo central. Este evento conteve dois percursos, com o percurso de Distância Média a ser pontuável para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2017 e Campeonato Nacional de Distância Média e o percurso de Sprint a ser pontuável para o Campeonato Nacional de Estafetas.

Este evento contou com a presença de 442 atletas, 437 de nacionalidade portuguesa e 5 de nacionalidade espanhola. A Região Autónoma da Madeira fez-se representar por quatro clubes, foram eles o Clube Aventura da Madeira (CAMadeira), o Clube Montanha do Funchal (CMoF), o Grupo Desportivo de Estreito (GDEstreito) e o Ludens Clube de Machico (Ludens CM), num total de 11 participantes.

Em representação do Clube Aventura da Madeira estiveram presentes os atletas Nelson Baroca, Xavier Vieira, João Gomes no escalão de Elite e António Olival em H45, do Clube Montanha do Funchal Tiago Romão, Miguel Silva, Rita Rodrigues no escalão de Elite, do Grupo Desportivo de Estreito Sónia Silva no escalão D21A e do Ludens Clube Machico os irmãos Fernandes, Afonso no escalão H16 e Filipe no escalão H20, e Inês Fernandes no escalão D21B.

No primeiro dia, realizou-se a prova de Distância Média, em Açude das Bicas – Landeira, sob ótimas condições climatéricas. O percurso desta prova apresentou zonas de floresta aberta, de afloramentos rochosos, vegetação rasteira, vários detalhes de relevo, rochosos e desníveis médios. Esta prova ficou marcada por não se terem apurado resultados no escalão Sénior Masculino, pois, dando atenção a um protesto referente a um erro técnico e em benefício da verdade desportiva, o júri técnico da prova decidiu a anulação do percurso, assim, Nelson Baroca, Xavier Vieira, João Gomes, Tiago Romão e Miguel Silva não obtiveram classificação final, apesar de terem produzido excelentes resultados.

No que diz respeito à classificação final individual, eis os resultados obtidos:

Escalão de Elite Feminino —  Rita Rodrigues:  3º – Classificada;
Escalão H16 —————-  Afonso Fernandes: 7º – Classificado;
Escalão H20 —————– Filipe Fernandes: 12º – Classificado;
Escalão D21A ———————-  Sónia Silva: 12º – Classificada;
Escalão D21B ——————- Inês Fernandes: 3º – Classificada;
Escalão H45 ———————- António Olival: 12º – Classificado;

De realçar os pódios alcançados pelas atletas Rita Rodrigues e Inês Fernandes no seus respetivos escalões.

No segundo dia realizou-se a prova de estafetas, em Açude das Bicas – Landeira, na qual o Clube Montanha do Funchal e o Clube Aventura da Madeira se fizeram representar com uma equipa cada, constituidas por três elementos, no escalão Senior. Após a participação das duas equipas eis a classificação final, entre 17 equipas participantes:

Escalão Senior:
2º Classificada – Equipa do CMoF – composta por Tiago Romão, Miguel Silva e Rita Rodrigues,
6ª Classificada – Equipa do CAMadeira – composta por Nelson Baroca, João Gomes e Xavier Vieira.

De realçar o um excelente 2º lugar alcançado pela equipa do Clube Montanha do Funchal, nesta vertente de Estafetas, sangrando-se assim Vice-Campeão Nacional.

Para mais informações sobre a evento, podem consultar o site:http://cnvendasnovas.weebly.com/

Scroll to top