3º OriTrail Espichel

3º ORI-TRAIL/ ROGAINE DO CABO ESPICHEL

 3º Ori-Trail / Rogaine do Cabo Espichel

No passado dia 25 de abril, o Grupo Desportivo União da Azoia organizou o 3º Ori-Trail / Rogaine do Cabo Espichel, prova integrada no calendário da Taça de Portugal de Ori-Trail/Rogaine, a mais recente das disciplinas da Federação Portuguesa de Orientação, a qual se baseia na estratégia, onde os participantes gozam da máxima Liberdade para decidirem o percurso e os controlos de controlo a visitar.

Este evento contou com a presença de 131 atletas, num total de 38 equipas, todos de nacionalidade portuguesa. O Clube Aventura da Madeira fez-se representar com duas equipas, foram elas o “CA Madeira 1” – composta pelos orientistas António Olival e João Gomes, e a “CA Maderia 2” – composta por Xavier Vieira e Nelson Baroca, no Escalão Seniores Masculino – Elite.

O local eleito para partida e chegada da prova foi a sede do clube organizador, localizada na aldeia da Serra da Azoia. Depois do obrigatório brífingue inicial, dado pela organização, foram entregues os mapas para durante 15 minutos as equipas participantes planearem a estratégia para o conseguir alcançar o máximo possível de pontos de controlo no tempo definido de 4 horas, percorrendo caminhos, carreiros e trilhos com vista para o mar, no desafiante mapa de Orientação do Cabo Espichel.

Utilizando uma estratégia diferente, visitando 27 pontos de controlo, a equipa do “CA Madeira 2” – formada por Nelson Baroca e Xavier Vieira, superiorizou-se a todas as restantes equipas no seu escalão, apesar de ter sofrido uma penalização por ter excedido o tempo máximo de prova em 4 minutos, alcançando a 1º posição (2º na geral), com uma pontuação de 157 pontos. A segunda equipa do clube, a “CA Madeira 1” – formada por António Olival e João Gomes, alcançou a 5.ª posição (7º na geral) no mesmo escalão com 143 pontos, a 5 pontos do pódio, também com penalização de 4 minutos, numa distância percorrida compreendida entre os 32 e 36 quilómetros.

De realçar a participação da orientista Sónia Silva (GD Estreito), que formou uma equipa mista, no escalão MX40, juntamente com Sérgio Mónica, de nome “COALA”, obtendo a vitória de forma destacada, com 27 pontos de vantagem sobre a equipa segunda classificada, com a pontuação final de 128 pontos.

Para mais informações sobre a evento, podem consultar o site: http://www.gduazoia.com/siteazoia/index3OTrail.html.

Scroll to top