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NOME DA PROPOSTA:

+ORI RAM Orientação nas Escolas da RAM

Link da proposta: https://opram.madeira.gov.pt/vote/details/OPRAM689

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA ANTEPROPOSTA:

Esta proposta tem como objetivo geral implementar, de forma profícua, a Matéria de Ensino Orientação no contexto educativo regional.

Como objetivo específico visa as  Escolas da RAM com:

Mapa próprio;

Percursos e Exercícios próprios;

Kits analógicos e digitais para a lecionação da Orientação;

Formação do corpo docente de cada escola, não só na Área Disciplinar da Educação Física mas também noutras como, por exemplo, Geografia, Ciências da Natureza e Matemática.

APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA DE ENSINO / MODALIDADE:

A Orientação Pedestre consiste num desporto com aplicação em contexto urbano e natural, onde os sujeitos (individualmente ou coletivamente) são levados a percorrer um determinado conjunto de pontos de controlo com recurso a um mapa e a uma bússola. Este desporto é praticado mundialmente desde a mais tenra idade até superveteranos e com aplicações educativas vastas, irrefutáveis e validadas pelos mais avançados sistemas educativos mundiais.

FUNDAMENTAÇÃO:

1. Tendo em conta o relatório da UNESCO desenvolvido em 2021 pela International Commission On The Futures Of Education, no qual são traçadas as metas para a educação em 2050, e onde está bem patente que é possível aprender em muitos espaços, através de muitos modelos e metodologias, com inúmeras alternativas pedagógicas, didáticas e, sobretudo, em partilha de conhecimentos em contexto outdoor;

2. Considerando as indicações da Unicef (2021) sobre The Necessity of Urban Green Space for Children’s Optimal Development, nas quais podemos constatar as preocupações legítimas com o crescimento e desenvolvimento harmonioso das crianças, privilegiando uma consciência ecológica através da relação com a natureza e espaços verdes;

3. Aferidas as recomendações feitas neste relatório às comunidades, às escolas, às entidades municipais, regionais e nacionais;

4. Assumindo as potencialidades formativas, educativas, transdisciplinares da Modalidade/Matéria de Ensino - ORIENTAÇÃO PEDESTRE em inúmera bibliografia científica;

5. Constatando os casos de sucesso da aplicação e utilização desta matéria como nuclear em inúmeros exemplos mundiais de sucesso;

6. Verificando a potencialidade do Parque Escolar Regional;

7. Conhecendo a ausência de materiais, equipamentos e as limitações encontradas pelos docentes na lecionação desta matéria de ensino;

8. Propomos um projeto Supra Municipal no âmbito da Educação, no qual se pretende implementar a prática da Orientação eficaz e eficientemente, de forma ímpar na Europa e com repercussões e resultados promissoriamente duradouros.

MINUTA DO PLANO DE AÇÃO:

Para iniciar a aplicação deste projeto prevê-se trabalhar inicialmente com os cartógrafos e traçadores de percursos regionais de forma a obter os mapas e percursos base para o desenvolvimento e implementação do projeto.

Durante o decorrer da primeira fase (cartografia e percursos), serão feitas as aquisições de materiais e equipamentos a distribuir pelas escolas de forma a que cada uma destas 27 escolas tenha na sua posse equipamentos atuais e funcionais para utilização diária na prática letiva.

Após a primeira fase prevê-se uma calendarização onde o professor destacado da AORAM e um novo técnico superior da área da orientação (recrutado através deste projeto), irão desenvolver formação ao corpo docente de cada escola. Esta formação de natureza pedagógica, didática, metodológica e operacional irá dotar os docentes com conhecimento e capacidade de autonomia no desenvolvimento intra escolar desta matéria de ensino

Para solidificar a implementação deste projeto prevê-se a aquisição de dois kits escolares de sistemas tecnológicos, estacas, balizas, equipamentos eletrónicos e digitais para monitorização e cronometragem de atividades intra e inter escolares nas quais o engagement dos alunos é muito superior.

Após o desenvolvimento por todas as escolas ao longo do período de execução, realizar-se-ia uma prova final de âmbito regional com uma seleção de alunos de todas as escolas.

Complementarmente, existe todo um conjunto de despesas relacionadas com impressões, divulgação, troféus para os eventos, merchandising, combustíveis, snacks, hidratação, contratação de um técnico superior para a AORAM por um ano, entre outros. Todas essas despesas estão discriminadas no documento anexo.

Selecionou-se para aplicação deste projeto as 27 escolas Básicas e Secundárias da RAM apresentadas em no site da SER e posteriormente foi alargado às restantes escolas privadas.

CONCLUSÃO:

Tendo em conta todas as potencialidades educativas da aplicação desta matéria de ensino, as necessidades das escolas e os múltiplos benefícios para os alunos, professores e escolas da RAM a curto, médio e longo prazo, entendemos que este projeto de natureza supra municipal é exequível, abrangente e de fácil operacionalização, necessário e importante, quer para a educação dos nossos estudantes quer para a valorização do Parque Escolar Regional. Através de uma dotação financeira relativamente baixa, conseguir-se-ia implementar um projeto ímpar que mais uma vez colocaria a RAM e o seu ensino num patamar de excelência, contribuindo, simultaneamente, para a prática de uma modalidade desportiva que alia de forma sublime as capacidades física e cognitiva.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

UNESCO - INTERNATIONAL COMMISSION ON THE FUTURES OF EDUCATION. (2021). Reimagining our futures together - A new social contract for education. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

Unicef (2021). The Necessity of Urban Green Space for Children’s Optimal Development. Nova York: Unicef.

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